Abobrinhas de verão

                                                       Ligar o forno com o calor que este ano está fazendo aqui na Italia, é covardia, resolvi então por optar por uma receita em que utilizei somente a panela à vapor para cozinhar as abobrinhas. Ficou uma delicia. Adorei. E' de se repetir várias vêzes.



                                                           Ingredientes para 4 abobrinhas:

                                                           4 abobrinhas
                                                           sal à gosto
                                                           12 tomatinhos cerejas
                                                           8 folhinhas de salvia bem picadinhas
                                                           1 alho-poró cortado em rodelas fininhas
                                                           oleo de girassol ou de oliva
                                                           10 azeitonas bem picadinhas

Modo de fazer: Lave bem as abobrinhas. Se forem redondinhas como as minhas retire a calota na parte de cima e com a ajuda de um boleador retire toda a polpa com cuidado e reserve a polpa. Se forem as abobrinhas compridas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire toda a polpa.
Leve as abobrinhas para serem cozidas até ficarem macias mas não demasiadamente de preferência na panela à vapor. Depois retire e deixe esfriar. Numa panela, coloque o oleo (2 colheres de sopa) e refogue o alho-poró até ficar macio, salgue e se quizer coloque um pouco de pimenta, deixe cozinhando em fogo baixo até a polpa ficar macia, acrescente as azeitonas e as folhinhas de salvia, refogue mais uns 5 minutos, por último acrescente os tomatinhos cerejas sem as sementes e picadinhos, deixe refogar por outros 5 minutos. Desligue o fogo e reserve. Retire o excesso de água das abobrinhas espremendo-as um pouco mas com atenção para não quebra-las. Salgue-as por dentro. Coloque o recheio. Servir.

Comentários